Aspectos relevantes que promoveram a inserção do Brasil no cenário mundial
A primeira etapa da introdução do Brasil no mercado contábil mundial ocorre de 1915 a 1964 sendo baseado no método didático das escolas italianas, o qual influenciou muito para o seu desenvolvimento no Brasil. Porém a partir de 1964 deu-se início a uma nova etapa do desenvolvimento da contabilidade no Brasil, pois a partir de então foi introduzido o método norte-americano de ensino da contabilidade, o qual se tornou definitivo até os dias atuais. Porém foram introduzidas novas leis de acordo com as necessidades do mercado brasileiro.
A contabilidade já tem seus registros muito antes de se basearem no método contábil italiano, no entanto, foi a partir de então que o Brasil foi inserido no cenário contábil mundial. Por quase cinqüenta anos o Brasil foi influenciado pela doutrina das escolas italianas de pensamento contábil contando com a contribuição de grandes autores. Mas com o passar do tempo o Brasil deixou de seguir os métodos contábeis italianos, para dar prioridade as escolas de contabilidade norte-americanas, baseando-se nos métodos contábeis até os dias atuais.
O método norte-americano vem abrangendo cada vez mais o cenário mundial, inclusive na Itália que foi o berço da contabilidade, porém não souberam como a desenvolver e aperfeiçoar com o decorrer do tempo, por esse motivo a contabilidade italiana perdeu seu espaço no cenário mundial.
Vários fatores influenciaram para o Brasil adotar o método didático norte-americano e abandonar as escolas de pensamento contábil italianas, mas um desses fatores, foi a chegada de empresas de auditoria anglo-americanas que ofereciam treinamento de alto nível aos profissionais para elaboração de peças contábeis. Mas este foi apenas uma das várias razões que levaram o Brasil para tal mudança.
O Brasil não desenvolveu seus próprios métodos didáticos contábeis, porém