Blocos economicos
CACHOEIRINHA, ABRIL DE 2012
COMPONENTES
Fabricio Lemes Oliveira
Fernanda Barrufi Zafanelli
Gabriela Machado
Jéssica Fontoura Dias
Marcio Roberto
Patricia Pereira
Introdução
Criado em 1991, o mercado Comum do Sul (Mercosul) é composto de Argentina, Brasil, Venezuela, Paraguai e Uruguai, nações sul-americanas que adotam políticas de integração econômica e aduaneira. A origem do Mercosul está nos acordos comerciais entre Brasil e Argentina elaborados em meados dos anos 80.
Com uma área total de quase 12 milhões de km²,O Mercosul cuja estrutura física e administrativa esta sediada em Montevidéu, tem um mercado potencial de 220 milhões de consumidores e um PIB de 1,1 trilhão de dólares.
Importante destacar que dentro do Mercosul estão as duas maiores bacias hidrográficas do planeta: a do Prata e a da Amazônia.
Integrantes do Mercosul
Integração da Venezuela ao Mercosul
No dia 04 de julho de 2006, a Venezuela deu um importante passo ao ser ratificado o protocolo de sua entrada no bloco econômico MERCOSUL. No ano anterior já havia sido concedida a condição de Estado associado em processo de adesão, em outras palavras, poderia falar e opinar nas reuniões do bloco, no entanto, desprovido do direito de votar.
Somente após quinze anos de criação, o MERCOSUL aceitou o quinto membro, a Venezuela. O protocolo de adesão teve a participação e a assinatura dos respectivos líderes governamentais daquele momento, como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela; Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil; Néstor Kirchner, da Argentina; Nicanor Duarte, do Paraguai; e Tabaré Vázquez, do Uruguai.
A partir da assinatura desse protocolo, a Venezuela ficou incumbida de cumprir as obrigações estipuladas em tratados anteriores, como o Tratado de Assunção e os protocolos de Ouro Preto e Olivos, inclusive adotando a Tarifa Externa Comum (TEC). Portanto, a integração definitiva desse país ao Mercosul ocorrerá quando entrar em vigor o Protocolo de