ATPS AVA
Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Introdução e Contextualização sobre a Atividade
A globalização é um processo definidor do mundo contemporâneo. É a manifestação explícita daquilo que o geógrafo David Harvey classifica como a compressão do espaço-tempo. A partir dela, aliada ao desenvolvimento tecnológico, o mundo e o que nele se passa ficam ao alcance de um clique.
Com ela, porém, emergem problemas de outra ordem, como a precarização do trabalho, o consumo de bens culturais que se tornam “febres” globais, o surgimento das megacorporações e também do capitalismo financeirizado. Compreender minimamente esses fenômenos é abrir passo para dialogar deforma clara com os diversos desafios de nosso tempo.
Passo 1: Pesquise a respeito do fenômeno da globalização, quais são suas definições e como ele se verifica nos campos econômico, cultural e político.
Defina em que período começou e como ocorreu sua expansão especificamente no capitalismo contemporâneo. A internet apresenta fontes úteis para esta pesquisa. As referências bibliográficas indicadas no Caderno de
Atividades desta aula trazem excelentes aprofundamentos.
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois,