Apresentacao de Plano de Execucao de Obra
1. OBJETIVO
Definir e especificar os serviços constantes do Plano de Execução da Obra, necessários à realização dos Projetos de Engenharia Ferroviária.
2. FASES DO PLANO
O Plano de Execução da Obra será elaborado numa única fase, a Fase de Projeto
Executivo e constará de:
a) Plano de ataque dos serviços;
b) Cronogramas;
c) Dimensionamento e layout das instalações necessárias à execução dos serviços. 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS
Dentre os materiais e equipamentos, parte integrante dos projetos ferroviários, mais especificamente, de superestrutura da via permanente, alguns deles e, particularmente, trilhos, só são encontrados no mercado externo.
Recomenda-se que na programação das obras sejam levados em consideração os prazos de fornecimento desses materiais, principalmente quando estão na dependência de processos de importação.
Devido aos volumes envolvidos, a produção, transporte, carga em vagões e lançamento do lastro, também deverão ser objeto de cuidadoso planejamento. O lançamento do lastro sendo realizado por meio ferroviário, irá exigir locais adequados para sua carga em vagões e o transporte desde o local de sua produção.
Recomenda-se que no macro planejamento para execução da superestrutura seja elaborado cronograma físico prevendo, no mínimo, as seguintes atividades:
Regularização do subleito e locação;
Transporte e lançamento de trilhos;
Montagem da grade;
Montagem de AMV’s;
Transporte e lançamento de lastro;
Socaria, nivelamento e alinhamento.
ISF-226 : 1
4. ELABORAÇÃO DO PLANO
O Plano de Execução da obra deverá ser montado em atendimento ao disposto na
Instrução de Serviço IS-DG/DNIT n° 2004, de 26/05/2004 e constará de:
4.1. PLANO DE ATAQUE DA OBRA
Apresentação da sequencia racional do conjunto de atividades que deverá ter a execução do projeto, indicando os problemas de natureza climática, administrativa, técnica e segurança; época do início dos trabalhos; período de execução; consequência