Apresenta O De Santo E A Porca
Colégio Alice Coutinho
Disciplina: Literatura
Prof.: Jhone Paulino
Grupo: Juan, Luis Felipe , Everton e Pablo Wesley
Série: 1º ano
Turno: Manhã
A peça conta a história de um velho avarento conhecido como Euricão Árabe. O protagonista é devoto de Santo Antônio e guarda as economias de toda a vida numa porca de madeira. Ao receber uma carta de Eudoro dizendo que este iria lhe privar de seu mais precioso tesouro, Euricão fica apreensivo achando que Eudoro irá pedir o dinheiro da porca. Caroba, a empregada da casa, entende a situação: o tesouro à que ele se refere é Margarida, filha de Euricão. O fazendeiro deseja casar-se com ela.
Margarida namorava escondido Dodó, filho de Eudoro, Caroba aproveita a situação para arranjar um dinheiro e casar-se com Pinhão, seu noivo. A empregada planeja casar Margarida com Dodó, e Benona, irmã de Euricão, com Eudoro, pois os dois haviam sido noivos no passado. Primeiro ela inventa que Eudoro irá pedir a mão de
Benona em casamento, depois se aproveita do medo de Euricão de perder seu dinheiro e combina com ele uma comissão para ajudá-lo a tirar 20 contos de Eudoro.
Caroba esconde as meninas no quarto, tranca Dodó com Margarida e se disfarça para receber Eudoro como se fosse Margarida. Depois se disfarça de Benona, faz com que Eudoro se apaixone novamente pela antiga noiva e o tranca no quarto com ela. Eurico resolve enterrar a porca no cemitério, mas quando levanta de madrugada para pegá-la não a encontra, Pinhão já havia levado a porca para o quarto de Caroba.
Ao passar pelo quarto de Margarida, vê a filha saindo de lá com Dodó. Como Dodó tenta se explicar achando que Euricão está bravo por estarem juntos no quarto, ele começa a desconfiar de que o moço roubou sua porca e começam a brigar.
Ao ouvirem a discussão, todos saem dos quartos. Pinhão pede dinheiro a Euricão para dizer onde está a porca. Quando a recupera, percebe que o dinheiro guardado não vale mais. Os casais se acertam e Euricão termina sozinho com