PP Raul GTI
GOOGLE INC.:
A grande empresa que começou como start up
Raul Santiago Lopes
Pré-Projeto de Pesquisa sobre Start Ups apresentado em Comunicação e Expressão como parte das avaliações na disciplina do 1º semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação.
Guaratinguetá - SP
2014
1 Questão e objeto de estudo
O surgimento de start ups está ligado à época que chamamos de bolha da Internet, entre 1996 e 2001. Apesar do termo start up ser usado nos EUA há várias décadas, só na bolha ponto-com esse termo começou a ser usado por aqui. Segundo Gitahy (2010), “Start up surgiu a partir de um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Normalmente iniciadas por jovens com grandes sonhos, com ideias inovadoras e promissoras. Elas são mais frequentes na Internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma de agronegócio ou biotecnologia, por exemplo, e a web torna a expansão do negócio bem mais fácil, rápida e barata.
Várias empresas são exemplos de start up; hoje algumas estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus segmentos de atuação no mercado. Muitas delas surgiram no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, de onde saíram a Apple, Facebook, Yahoo!, Microsoft e entre muitas outras temos a empresa que revolucionou a web criando o buscador mais usado do mundo, a Google.
Como mostra o documentário O jeito Google de trabalhar (2014), os fundadores Larry Page e Sergey Brin se conheceram na Universidade de Stanford em 1995. Em 1996, criaram um mecanismo de pesquisa (inicialmente chamado de BackRub) que usava links para determinar a importância de páginas individuais. Usando computadores usados e emprestados pela faculdade, começaram o projeto ao qual depois deram o nome de Google. Com recursos limitados, buscaram alternativas para aprimoramento de seus