MOTOR PRONTO
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
“Motor CC Simples”
Nomes: Brenno Pastena, Diógenes Almeida, Felipe Braz, Guilherme Branquinho.
1. INTRODUÇÃO
Um motor elétrico é um mecanismo com a função de transformar energia elétrica em mecânica, podendo ser movido a uma corrente elétrica continua ou corrente alternada. Os motores de corrente contínua são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes, os quais são baseados em uma bobina (eletroímã) que gira entre dois ímãs permanentes. Os polos magnéticos da bobina são atraídos pelos polos opostos dos ímãs fixos. A bobina gira para levar esses polos magnéticos o mais perto possível um do outro mas, ao chegar nessa posição o sentido da corrente é invertido e agora os polos que estão a frente se repelem, continuando a impulsionar o rotor. A Figura 1 exemplifica o sistema.
Figura 1 – Forças de atração e repulsão entre um eletroímã e imã permanente [5].
Ao girar uma espira condutora em um campo magnético é gerada uma corrente alternada senoidal, e através da Lei de Lenz, a tensão do lado da bobina em questão, tem o sentido exatamente oposto da tensão contrária .
Figura 1 – Sentido dos polos e [5]. Figura 3 - Circuito interno de um motor [5].
Na Figura 3 é possível identificar os terminais da bobina ligado a dois anéis terminais posicionados em um eixo e isolados eletricamente. Durante o semiciclo positivo o condutor passa pelo polo norte e pelo polo sul, e no semiciclo negativo o condutor é que passa pelo polo norte enquanto passa pelo polo sul. Na maioria dos motores elétricos de corrente contínua, o rotor é um eletroímã que gira entre os polos de ímãs permanentes estacionário e irá girar desde que essa corrente inverta seu sentido de percurso cada vez que seus polos alcançam os polos opostos dos imãs permanentes. Para a produção das reversões é necessário utilizar um comutador (Figura 4).