Nata O
Andreia Tomaz 12º
Contabilidade nº6
A HISTÓRIA DA
NATAÇÃO
A natação é conhecida dos tempos pré-históricos.
A natação de competição na Europa começou no ano de 1800, na maioria dos países utilizando o estilo de bruços, visto este ser o estilo mais antigo da natação de competição, tendo assim feito parte dos primeiros Jogos Olímpicos realizado em Atenas, em 1906. Desde então é umas das principais modalidades base dos Jogos Olímpicos. Em 1798, bruços já era o estilo mais praticado em toda a Europa.
Mas o nado crawl já era praticado bem antes do aparecimento da nossa civilização. Ele é, sem dúvida, o estilo mais utilizado e mais rápido. Contudo, não se sabe ao certo, quando o homem começou a nadar de costas. Mas a partir de 1912, os nadadores começaram a praticar o nado com mais velocidade.
Na década de 1930 o estilo de Mariposa foi muito desenvolvida mas apenas foi considerado um estilo de competição na década de 50.
OS DIFERENTES
ESTILOS
Na natação são utilizados 4 estilos diferentes, são eles:
Crawl
Costas
Bruços
Mariposa
Crawl
Sendo o estilo mais veloz, é consequentemente também o mais utilizado.
Contudo não é considerado um estilo verdadeiro . Na natação de competição o que existe é o estilo livre, em que os atletas podem escolher o estilo que quiserem para completar a prova ou inventar um estilo próprio.
Consiste numa batida rápida de pernas e na rotação alternada dos braços. Imagem 1..
Estilo Crawl
Costas
O nado de costas consiste em nadar de costas para o fundo da piscina, novamente batendo as pernas e a rotação dos braços para trás.
É como o crawl mas de costas. Os joelhos permanecem dentro de água durante a batida de pernas enquanto os braços entram e saem alternadamente da água (quando saem da água a palma da mão deve estar virada para o corpo e quando volta a entrar na água já se deve encontrar virada para o lado contrário de modo a ser mais fácil empurrar a água.
Imagem 2.
Estilo costas Bruços
O estilo de bruços ou de peito