Nata O
Para que possa realizar atividades ou mesmo desporto no meio liquido é preciso um processo de adaptação, que favoreça a tomada de consciência do aluno em relação a si, ao meio, ao grupo e à sociedade, contribuindo no seu desenvolvimento e favorecendo o desenvolvimento de todas as suas aptidões. O meio aquático cria novas sensações, modifica o equilíbrio abrindo um largo campo de experiências á capacidade motora sob o efeito de certa ausência de gravidade.
A Etapa de Adaptação ao Meio Líquido, diz respeito aos primeiros contatos com a água, até a aquisição dos ajustamentos que permitam, posteriormente, a aprendizagem das técnicas padronizadas. Essa etapa de aprendizagem independe da idade, mas tem relação direta com a vivência aquática do aluno, o aluno somente estará preparado para o aprendizado da natação se estiver totalmente ambientado ao meio e com bom relacionamento com o professor.
O conceito de adaptação ao meio aquático, usualmente, identifica-se com a 1ª fase da formação do nadador enquanto outros autores denominam esta fase de “aprendizagem”. Esta é a fase de aquisição das habilidades aquáticas básicas, cujo desenvolvimento possibilitará em fases posteriores alcançar diferentes níveis de aprendizagem.
Um indivíduo pode-se dizer adaptado à água quando consegue estar à vontade dentro dela, não se incomodando com água em seu rosto, apresentando equilíbrio e um bom deslocamento vertical e horizontal.
Na fase de adaptação devemos dar confiança ao aluno, afim de que ele aprenda a dominar este meio, deslocando-se e movimentando-se com facilidade. As adaptações:
1. ADAPTAÇÃO