PRINCIPIOS DE CONSTRU AO
Existem princípios que regem a construção corporal nos vertebrados segundo os quais o ser humano teria sido construído.
ANTIMERIA: É o princípio segundo o qual o indivíduo teria sido construído a partir de duas metades simétricas ou pelos antímeros. Chamo atenção para a assimetria anatômica morfológica, visto que os órgãos internos não são bilaterais, ou podem apresentar diferenças, mesmo que existam nos dois antímeros. E também para a assimetria funcional cerebral: Por exemplo, o indivíduo pode escrever com a mão direita ou com a esquerda. (será mais estudado em neuroanato).
METAMERIA: Nesse princípio, o corpo estaria construído por uma série de segmentos superpostos longitudinalmente. Ex. coluna vertebral.
PAQUIMERIA: Princípio segundo o qual o corpo humano, mais especificamente o esqueleto axial, estaria construído esquematicamente por dois tubos: um anterior ou visceral e um posterior ou neural que seriam os paquímeros.
ESTRATIFICAÇÃO: O corpo seria formado por uma série de camadas, (estratos) superpostas umas as outras. Ex. pele, tecido celular subcutâneo, aponeurose, músculos, peritônio (membrana serosa que envolve as vísceras abdominais).
PLANOS ANATÔMICOS:
Para o estudo dos planos anatômicos há necessidade de que estruturas do corpo humano sirvam como base sendo chamados de pontos de referência como, osso frontal, osso occipital, suturas sagital e coronal, ventre, dorso, superfície plantar, dentre outros.
POSIÇÃO ANATOMICA: o corpo estudado deve estar ereto (de pé), membros inferiores unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés apontados para frente e os membros superiores estendidos e colados ao tronco, com as palmas das mãos voltadas para frente.
PLANOS DE DELIMITAÇÃO
Os planos anatômicos, planos imaginários que tangenciam ou seccionam a superfície corporal do individuo.
Planos fundamentais, primários ou de enquadramento: tangenciam a superfície corporal e, pela interseção dos planos obtemos a formação de um