Apresenta O De Antropologia
TRABALHO ESCRITO DA MATÉRIA ANTROPOLOGIA
RESUMO DO TEXTO E APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA
Acácio da Costa Silva
Daniele Alves Martins
Carlos Eduardo Oliveira Silva
Stéphany Menezes Santos
Gislaine Barbosa dos Santos
Brenda da Conceição Moura
Louise Seixas
Larissa
ARACAJU, MAIO DE 2015
Introdução – Acácio da Costa Silva O texto estabelece bases para um pensamento sobre diferenças sociais. Na verdade as duas visões (comunitarista e liberalista) são explicitadas trazendo a compreensão histórica de formação das mesmas e quais são as suas influencias na comunidade. A compreensão do homem como uma pessoa e portanto dotada de uma ligação social versus a ideia de homem indivíduo como um ser só é trabalhada de forma que possa se pensar num homem que não somente vive para si, mas vive na coletividade.
Delimitação do confronto entre comunistas e liberais – Daniele Alves Martins e Leomax
A ideologia comunitarista porém não é contrária ao liberalismo, mas centra os seus interesses nas comunidades e na sociedade e não no individuo, como faz o liberalismo. Eles creem que as comunidades é a base de todas as soluções para um mundo melhor, e que o liberalismo não vem conferindo a importância que elas merecem, devido ao individualismo defendido pelo sistema liberal. Os comunitaristas acreditam que o individualismo do liberalismo prejudica as análises sobre as questões de nosso tempo como o aborto, o multiculturalismo, a liberdade de expressão, entre outras.
Homem - pessoa - Carlos Augusto Oliveira Silva Pertencido a um grupo ou comunidade, proporciona significado ou código cultural, algo significante ao outro, com direitos e deveres, assume responsabilidades perante o outro e o nós. O reconhecimento de suas responsabilidades, matiza a dignidade sendo aspecto de pessoa, valorização do ser humano o qual na história se estende por sentidos e classificações. No grupo comunitário, a pessoa não é apenas mais um particular com identidade