AULA 4 Estudos Sociais
Comportamento dos sistemas naturais
Universidade Anhanguera UNIDERP.
Arquitetura e Urbanismo.
Disciplina: Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais I
Professor: Fernando Batiston.
2º Semestre
2014
Ecossistemas
“Qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas é um sistema ecológico ou ecossistema”. (Eugene P. Odum)
Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais etc...) componentes da biota e os não vivos (abióticos).
Ecossistemas
•Nos ecossistemas temos dois fluxos principais: o primeiro biogeoquímicos, este formado por elementos químicos, o segundo fluxo é o de energia, esse fluxo tem início com a fixação da energia solar na biomassa vegetal pela fotossíntese e sua transferência de níveis, até o homem, pela cadeia alimentar.
Ecossistemas
A dinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações que a ele são impostas, seja por força das atividades socioeconômicas da humanidade, seja por conta de acontecimentos naturais (como terremotos, alagamentos, furacões, etc.),é que em última análise, vão determinar a qualidade de vida na Terra. Assim a compreensão dessa dinâmica torna-se fundamental quando o assunto é sustentabilidade.
O comportamento dos sistemas naturais
A forma pela qual os sistemas naturais respondem a impactos, planejados ou não, depende de suas características de estabilidade.
Esses sistemas apresentam mais de um modelo de comportamento, porém, de forma geral, são capazes de absorver pequenas modificações, caracterizando o que chamamos de “Natureza
Resiliente”.
Tomemos como exemplo uma planta:
Toda planta possui um ponto de murcha permanente (PMP) que é definido como o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo e consequentemente suas folhas atingirão pela primeira vez, um murchamento irreversível.
Ponto de Murcha