Plano de Controle Ambiental para LAVADOR
LAVADOR STOCKAR
PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL - P.C.A
Espigão do Oeste – RO
Outubro
2012
Plano de Controle Ambiental
P.C.A
I.S. DE SOUZA VICARI – ME
LAVADOR STOCKAR
LAVAGEM, LUBRIFICAÇÃO E POLIMENTO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Espigão do Oeste
Novembro – 2012
1. INTRODUÇÃO
A questão ambiental tem sido um tema em destaque em todos os meios. É inegável a importância, a evidência, a preocupação e a urgência desse assunto. Afinal, a existência e o significado do ser humano, da sociedade e da própria civilização estão profundamente associados às questões ambientais no seu sentido mais amplo, profundo e complexo.
Ao longo do tempo, nos sucessivos períodos históricos, a humanidade sempre se relacionou e se serviu, para todos os fins, do ambiente no qual estava inserida. E esse processo foi tornando cada vez mais intenso, à medida que a humanidade foi alcançando um progresso social, científico e tecnológico, e porque não dizer, imprevisível. A visão do meio ambiente como fonte inesgotável de recursos a serem explorados de forma cada vez mais crescente levou a uma espoliação e degradação dos recursos naturais e a alterações profundas do equilíbrio ambiental em várias partes do planeta, com conseqüências incalculáveis, desde os tempos passados até a atualidade, e com perspectivas nada animadoras.
A percepção dos dos efeitos globais dos grandes desmatamentos, da construção de represas gigantescas, do emprego da energia nuclear ou mesmo da excessiva queima de combustíveis, começa a motivar a opinião pública e os governos a olhar com mais responsabilidade a questão da degradação do meio ambiente, analisando as conseqüências para esta e as gerações futuras.
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
O licenciamento ambiental é um