Apresenta O CMMI
O que é?
O “Capability Maturity Model® Integration” (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Pode ser usado para guiar a melhoria de processo em um projeto, divisão ou em uma organização inteira.
Foi criado pelo SEI (Software Engineering Institute), o qual é um órgão integrante da universidade norte-americana Carnegie Mellon. Trata-se de um modelo com um enfoque voltado para a capacidade de maturidade de processos de software.
Uma das premissas do modelo é "A qualidade é influenciada pelo processo", e seu foco é "Melhorar processo de uma empresa".
Um processo representa, dentro da área de software, um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir uma meta previamente estipulada. Já por capacidade e maturidade de um processo, deve-se ter a noção do grau de qualidade com o qual um processo atinge um resultado esperado.
O CMMI é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou
Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas como
Planejamento de Projetos (PP), PMC (Monitoramento e Controle de Projeto),
REQM (Gerência de Requisitos), MA (Medição e Análise), PPQA (Garantia da
Qualidade de Processo e Produto), CM (Gerência de Configuração) e SAM
(Gestão de acordo com fornecedores).
Consiste de melhores práticas que endereçam desde atividades de desenvolvimento até a manutenção do produto e cobrem o ciclo de vida inteiro do projeto, desde sua concepção, passando pela entrega e posterior manutenção. Tem por objetivo principal funcionar como um guia para a melhoria dos processos da organização, considerando para isto atividades como o gerenciamento do desenvolvimento de software, prazos e custos previamente estabelecidos. O objetivo maior, considerando o CMMI e seus diferentes conceitos, está justamente na produção de software com maior qualidade e menos propenso a erros.
Os modelos que constituem a suíte de produtos CMMI são referenciados como
constelações: