Relatorio
Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes. As misturas são classificadas em Heterogêneas (apresentam mais de uma fase) e Homogêneas (apresentam uma única fase). Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura. E para cada tipo de mistura existem vários métodos diferentes. Alguns dos métodos de separação de misturas são: filtração, destilação, centrifugação e dissolução fracionada.
2. OBJETIVO
O objetivo do experimento é separar as misturas heterogêneas utilizando técnicas de separação e aprender seu funcionamento.
3. PROCESSO EXPERIMENTAL
Usamos como material: Bequer, Pisseta, Espátula, Proveta, Funil analítico, Bastão de Vidro, Erlenmeyer, Tubos de ensaio, Funil de decantação, Suporte universal com garras Centrífuga, Óleo, CaCO3 (carbonato de cálcio) e Kitassato.
A. Filtração Simples: Dobramos o papel de filtro, colocamos 25 ml de suspensão da CaCO3 em um bequer e filtramos utilizando o filtro analítico.
B. Filtração a vácuo: Preparamos o funil no Kitassato, adicionamos 25 ml de CaCO3 em um béquer e filtramos utilizando a bomba de vácuo.
C. Decantação: Inserimos 100 ml de água na proveta e colocamos no funil de decantação. Em seguida, medimos 27 ml de óleo de cozinha na proveta e colocamos no funil de decantação. Agitamos e deixamos em repouso. Após, abrimos a torneira lentamente e recolhemos no bequer, deixando apenas o óleo no funil.
D. Centrifugação: Em um tubo de ensaio, adicionamos 4 ml de substância X. Colocamos o tubo de ensaio na centrífuga junto a outro tubo de ensaio contendo a mesma quantidade de