Apresenta O1
Essa técnica serve para separar misturas heterogêneas de componentes sólidos. Mais especifcamente, serve para realizar a separação de misturas, contendo ferro com caráter magnétco, como o cobalto, o níquel e, o ferro. Para esse processo, normalmente se usa um imã (quando a separação é feita em pequena escala) ou um eletroímã (quando se trabalha em larga escala).
A importância do beneficiamento mineral
No Brasil, os minerais industriais respondem por cerca de 70% de toda a produção mineral bruta. O aproveitamento desses recursos naturais é feito, em maior parte, por empresas de médio e pequeno porte, que não possuem planejamento e utlizam tecnologia precária, correndo risco de trazer grandes danos ambientais. Por isso se torna importante adotar métodos adequados para racionalizar a exploração, aprimorando a qualidade do minério como matéria-prima e acrescentando mais valor aos produtos fnais.
Onde se aplica a separação magnética
A separação magnétca é utlizada em uma área partcular do processamento de minérios, focando-se no refnamento dos minérios, concentrando ou purifcando essas substâncias. A separação magnétca também auxilia em outros setores, como na reciclagem, separando o metal do lixo comum.
Na indústria, costuma-se usar as seguintes ferramentas para realizar esse tpo de atvidade: polias motrizes magnétcas, ímãs suspensos, grades magnétcas e tambores magnétcos para realizar a separação dos metais.
Como funciona o beneficiamento mineral
O tratamento de minérios se preocupa com a separação de partículas minerais, e se baseia nas variações relatvas de tamanho e composição. A separação é obtda pela mudança no fluxo de partículas através de peças apropriadas de equipamentos que são denominados separador; no caso, esses equipamentos têm característcas magnétcas.
Neste método, uma determinada força é aplicada nas partículas que, em função de diferentes propriedades como tamanho, forma e densidade, são afetadas de modo e intensidade