LISTA 1
Determinam o tipo e a intensidade da resposta a um estímulo que é imposto ao material As principais propriedades dos materiais podem ser agrupadas em: Mecânicas: deformação com a carga ou força aplicada. Elétricas: resposta à aplicação de um campo elétrico. Térmicas: comportamento a temperaturas altas ou baixas. Magnéticas: resposta à aplicação de um campo magnético. Ópticas: respostas à radiação eletromagnética ou luminosa. Deteriorativas: reatividades químicas dos materiais.
Estrutura Associada ao arranjo dos componentes do material em estudo. Pode (e deve) ser analisada em diferentes escalas.
• Estrutura em escala atômica (menor ou igual a nm = 10-9 m) • Nanoestrutura (da ordem de nm)
• Sólidos Amorfos (alguns nm) e Sólidos Cristalinos (~ >100nm até m)
• Microestrutura (10-6 m até m) • Macroestrutura (normalmente igual ou maior que m)
4- Dê dois exemplos que evidenciam a relação entre estrutura e propriedades dos materiais. Metais têm elétrons praticamente livres, o que os confere propriedades de condutividade elétrica e térmica. Os compósitos por serem constituídos por mais de um tipo de material possuem propriedades que um material monofásico não possui.
10- É possível a presença de mais de um tipo de ligação entre átomos? Explique e dê exemplos. As ligações não são necessariamente só iônicas ou só covalentes, elas podem apresentar caráter iônico e covalente, porém um deles prevalece de acordo com os átomos envolvidos. Quanto maior for a diferença de eletronegatividade entre os átomos, maior é o caráter iônico da reação. Por exemplo, o iodeto de lítio (LiI) possui cerca de 50% de caráter iônico e 50% covalente.
12- 14 - Explique que propriedades intrínsecas podem ser definidas pelo gráficos da questão anterior. Módulo de elasticidade: é a inclinação da curva no ponto de equilíbrio no gráfico força versus distância interatômica. Ponto de fusão e coeficiente de expansão térmica: quanto mais profundo o poço de energia no gráfico