APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
É o acumulo de variados conhecimentos que permite à organizações criar o seu próprio modelo de gestão, treinamento e educando seus colaboradores a fim de que todos cheguem e um objetivo comum: resultado positivos.
COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL:
1- EXPERIÊNCIAS DO PROFISSIONAL – A partir das experiências positivas e negativas, o profissional pode compreender seus erros e acertos, balizar melhor suas próximas ações e criar estratégias para evitar que estes erros persistam no futuro.
2- APRENDIZAGEM CULTURAL – Aprendida através da cultura organizacional, da missão e dos valores seguidos pela empresa.
3- APRENDIZAGEM COM O LÍDER – Realizada através das lideranças, de seus exemplos e conhecimentos compartilhados com os seus liderados.
4- Aprendizagem Prática/Ativa – Aquisição de conhecimentos através da prática efetiva das tarefas e do seu desenvolvimento contínuo.
5- Aprendizagem Sistêmica – Entendimento ampliado de toda empresa e seus processos para desta maneira oferecer soluções não apenas para o departamento envolvido, mas para a organização como um todo.
6- Compartilhamento de Informações – Quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os processos internos da empresa o que tornará mais assertiva as ações.
7- Benchmarking – Observar outras empresas e buscar suas boas práticas aplicadas para aplicar em sua organização.
FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
A aprendizagem organizacional é um processo de natureza comportamental que se estabelece tanto no subsistema técnico, como também no subsistema social (GARVIN, 1998). Deve-se, no entanto, destacar que o ‘produto’ deste processo representa a inter-relação entre estes dois subsistemas.
A efetividade da aprendizagem organizacional e da geração de conhecimento é determinante para a formação das competências organizacionais. Argyris e Schön (1996) propõem a existência de