Trabalho de quimica
Esses dois movimentos literários participantes da nossa história, foram também responsáveis por toda formação da literatura de hoje. Saiba um pouco mais sobre cada um destes importantes movimentos.
Trovadorismo e Humanismo eram, ambos, movimentos literários. No início das chamadas literaturas de línguas modernas, aconteceu o surgimento de novos poetas na idade média, esses poetas eram chamados trovadores. Esse termo é originado da palavra “trobadour”, que significa “achar”, “encontrar”. A esse poeta era designada a tarefa de “achar” uma melódia correta para as letras.
O poeta era responsável por “achar a música”. Nesta época, as canções deviam ser tocadas exclusivamente em instrumentos como a lira, a cítara, harpa ou viola. Por isso cabia a ele, ter uma organização fantástica na hora de encaixar melódia e letra. Já o humanismo, foi um movimento intelectual italiano, que se espalhou rapidamente por quase toda a Europa. Isto porque, com a queda de Constantinopla em 1453, muito intelectuais, como professores, religiosos e artistas, se refugiaram na Itália e começaram a reescrever “uma nova visão do mundo”.
TROVADORISMO
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Ele surgiu, por coincidência, no tempo em que Portugal começou a se lançar como nação independente, em meados do século XII. Contudo, suas reais origens deram início em Occitânia e, de lá, tomou toda a Europa. O trovadorismo também é conhecido como Primeira Época Medieval. Como dito acima, os trovadores eram poetas responsáveis por escrever cantigas, cantigas essas que foram dividas em quatro categorias principais. O trovador, geralmente era um nobre que possuía uma cultura erudita e não recebia nada por suas canções. Conheça mais sobre as categorias.trovadorismo e humanismo
* Cantiga de amor – As cantigas de amor eram basicamente sobre cavalheiros que tentavam se dirigir á mulher amada, figura sempre idealizada e distante. O poeta se