Aprendizagem organizacional
Com as constantes inovações no mercado, as empresas cada vez mais precisam se adaptar ao mercado em que atuam. A busca pela liderança, redução de custo, aumento de produtividade e outros quesitos levam a crer que o processo de aprendizagem organizacional pode refletir diretamente nos resultados da organização, podendo ter resultados positivos como negativos.
A capacidade que uma empresa tem em adquirir conhecimento com suas experiências e juntar com a de outros indivíduos, mudando sua forma de gerenciar as experiências o que a torna mais apta para uma interpretação mais rápida e como conseqüência a organização pode antecipar-se as mudanças com maior facilidade.
Uma maneira de verificar se a organização realmente aprendeu é quando ela consegue criar dentro da empresa uma forma onde as pessoas mudam seus comportamentos para reagir de maneira mais ágil e eficiente aos problemas que ela enfrenta, podendo ter acertos e erros. A partir do momento que a empresa incorpora a aprendizagem pode-se notar alguns fatores que influenciam em todo o processo:
• Cultura organizacional nada mais é que as crenças e valores estabelecidos por normas que são partilhados aos mais diversos membros da empresa.
• Estratégia é quando os objetivos e metas da organização são demonstrados de maneira clara a todos os colaboradores e promove resultados positivos, podendo ter retorno de médio prazo quando bem divulgada.
• Estrutura serve para definir o fluxo de informações a serem seguidos, além de mostrar os níveis hierárquicos que podem influenciar diretamente na adaptação da aprendizagem.
• Ambiente está relacionado com os problemas que as empresa enfrentam e a interação dos indivíduos aprendizes dentro do ambiente interno e externo.
A partir destes fatores, a