Aprendizagem na Escola
A racionalização da construção civil está em evidência hoje no país e no mundo. Esta vem sendo feita através de inovações, mudanças nos sistema construtivo tradicional, e a pré-fabricação, ou seja, a industrialização da construção civil é um dos meios para proporcionar a eficiência, organização planejamento, redução de desperdícios e prazos, alta produtividade e qualidade, além dos ganhos ambientais que os canteiros de obra precisam. Ainda há uma barreira cultural por parte dos consumidores e de muitos construtores, quanto ao sistema industrializado de construção, porém o surgimento e implantação de tecnologias construtivas inovadoras, como as vedações pré-fabricadas vêm mudando este quadro.
Os pré-fabricados tem sido um meio muito utilizado atualmente pelas principais empresas do setor da construção, e atualmente possui grande disponibilidade de produtos no mercado, tais como laje, vigas, pilares, galerias, placas, painéis, entre outros; contudo há uma necessidade de conhecer o processo de produção dos mesmos.
Durante o nosso estudo abordaremos o processo de produção de placas pré-fabricadas pela empresa Precon.
Considerando a produção dos painéis pré-fabricados, o estudo do processo produtivo tem como objetivo nos permitir identificar as patologias (danos nas peças) que podem ocorrer ainda durante a fabricação, investigando as causa de tais patologias e propondo medidas mitigadoras, de modo que se possa ter uma produção que utiliza racionalmente os seus recursos e ofereça um produto de qualidade ao mercado consumidor.
Fundamentado em visita técnica, o estudo verificou como ocorre à produção, englobando itens que abrangem; matéria prima, preparação do concreto, formas, armaduras, logística, até a expedição do produto acabado para o consumidor.
Para chegar até a produção do painel, inicialmente recebe-se uma encomenda com especificações, tamanho e finalidade, após análise do proposto o prazo