Família escola e aprendizagem
Curso: Psicologia - 4º Período C
Disciplina: Psicologia Educacional
Prof.ª Josiane Golin
Alunos: Marcos Aurélio, Maria de Lourdes, Maria Aparecida e Valmir Guedes, .
SEMINÁRIO SOBRE FAMILIA, ESCOLA E APRENDIZAGEM.
Recife – 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo refletir acerca da relação entre a escola, família e aprendizagem através da discussão sobre a visão que os pais têm da escola, com a finalidade de verificar como essa relação escola/família pode refletir na vida escolar dos alunos.
Inicialmente será visto o que se entende por escola, assim como a sua construção sócio histórica e seu desenvolvimento até a relação que se estabelece entre essa instituição de ensino, família e aprendizagem.
A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Família. Aprendizagem e família. Desempenho escolar.
A reflexão sobre as interferências recíprocas que acontecem entre o sistema escolar e a dinâmica familiar
Escola e família participam do processo de desenvolvimento como matrizes de formação. Constitui-se então um elo entre elas cuja figura de ligação é a criança, o filho, o estudante. Para que o aluno se torne estudante é muito importante o sentido que o professor lhe confere para existir como tal e, assim, construir conjuntamente o seu processo do saber formal. A criança torna-se filho quando seus pais lhe conferem e legitimam o pertencimento ao seu grupo familiar. Pertencer significa compartilhar