Família e escola: parceria para a melhoria da aprendizagem
Parceria para a Melhoria da Aprendizagem
Ana Carolina Rodrigues da Silva Veras
RESUMO
A escola e a família têm um importante papel na disseminação e construção do conhecimento culturalmente organizado. A família e a escola são instituições fundamentais que tanto podem ocasionar a evolução das pessoas, ou inibir seu crescimento em diferentes planos: físico, intelectual, emocional e social. Para estudar essa correlação entre fracasso escolar e sucesso de aprendizagem relacionada com a participação familiar, desenvolveu-se este estudo para verificar as percepções de pais e professores sobre a interação família-escola na aprendizagem; identificar causas da não participação dos pais na vida escolar dos filhos; colaborar para a conscientização da importância da interação família-escola no Processo de Ensino e Aprendizagem no processo de inclusão de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A metodologia de estudo foi a revisão bibliográfica e a pesquisa em fontes documentais secundárias. Nesse caso, assumiu-se que a família deve estar ao lado da escola para que haja uma aprendizagem significativa e eficiente. Verificando-se que quando essas duas instituições interagem, muitas vezes, consegue-se superar o fracasso escolar.
PALAVRAS CHAVE: Família. Escola. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Historicamente, a escola e a família, tal qual se conhece hoje, são instituições que surgem no Renascimento.
É, somente, após o rompimento com a Igreja Católica, que se inicia com Lutero um processo de fundação de escolas onde os jovens pudessem estudar latim, grego e hebraico, história, canto, música e matemática fora das igrejas. E Lutero, já na sua época, exortava aos pais a necessidade de se instruir os filhos (NUNES, 1980).
Nesse estado de coisas, chama-se à responsabilidade dos Poderes Públicos à instrução do povo. A educação passa a ser uma responsabilidade vinculada ao poder civil.
Na