pedagogia
Licionina Maria Rodrigues da Silva1
Resumo: A relação família-escola é um dos mais importantes fatores para a melhoria da aprendizagem. Esta parceria deve esta baseada na participação da família na vida escolar do aluno, este trabalho tem o objetivo, de relatar o trabalho desenvolvido em uma unidade escolar, a partir da perspectiva de que a parceria família-escola possa representar um diferencial no cotidiano escolar. Dessa forma serão realizadas ações que integram a família no espaço escolar e estabelecem uma maior relação escola/família. O mesmo mostra quais as contribuições que a família pode oferecer no processo ensino e aprendizagem, como também as causas que leva as famílias a se distanciarem da escola, e o que essa ausência dos pais pode causar.
Palavras-Chave: educação, participação, família e parceria
Introdução
A elaboração deste trabalho atende não só uma exigência do curso em si, como também possibilitar que as inquietações que nos cercam sejam amenizadas em relação à participação da família e da comunidade frente a todas as etapas do desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Sabendo-se que a educação é um processo contínuo que se desenvolve no ambiente familiar e social, é importante desenvolver ações que envolvam o contexto familiar e a relação com o contexto escolar.
Nesse sentido, é interessante realizar ações que possam influenciar a família no processo de aprendizagem e articular o processo de interação escola e família, já que a família e a escola constituem-se como referenciais fundamentais para a formação do educando e é nessa articulação que a educação acontece de forma insubstituível.
A discussão que se pretende fazer é de defender a idéia de integrar escola, família e comunidade para a garantia de um efetivo ensino de qualidade, com base na formação de valores, cidadania e qualidade de vida. Além de ressaltar as relações estabelecidas entre as pessoas e o espaço.