Aprendizagem gestalt
Para a Gestalt o "todo é maior do que a soma de suas partes" isto é o que é aprendido é mais do que a soma das respostas que possa ocorrer. A ênfase da Gestalt é focalizar principalmente no esclarecimento do fenômeno "insight" e a sua relação com a formação de conceitos. A aprendizagem, para os gestaltistas é determinada pelo padrão, ou configuração dos elementos estimulados no campo a ser aprendido e no como se organizam em um todo, determinando o caráter do campo perceptual. O campo perceptual será mudado, de acordo com a reestruturação ou emergência de novos padrões dos estímulos.
Em contraste com o "insight" da Gestalt encontra-se o conceito de ensino e erro dos conexionistas. O aprendiz experimenta a resposta certa ao acaso, enquanto que na Gestalt, o aprendiz reage a um padrão, ou melhor à situação total.
A aprendizagem é um processo ativo, inteligente e global, conceitua uma aquisição de "estruturas", e de "formas" implicando sempre discernimento, compreensão da situação.
Os principios da Gestalt levaram os educadores a modificar as técnicas de trabalho, pela organização dos materiais e as atividades dos educandos em unidades mais amplas ou segundo os termos gestaltistas em significados. Podemos exemplificar assim, um aluno mais inteligente, isto é, com um nível mental mais alto, tem mais facilidade para o "insight", como, também, tende a obter maior sucesso com formas de aprendizagem mais complexas; as experiências passadas aumenta a probabilidade para o aprendiz alcançar o "insight", mas não garante a