6 Teorias Da Psicologia No S Culo 20 Gestalt
Psicologia no século
20
GESTALT
GESTALT
A Psicologia da Gestalt foi uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da
Psicologia.
Seus articuladores preocuparam-se em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica. GESTALT
Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é utilizado, por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.
GESTALT
Max Wertheimer (1880-1943),
Wolfgang Kohler (1887-1967) e
Kurt Koffka (1886-1941), baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica.
GESTALT
Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente de que ele tem na realidade. PERCEPÇÃO
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria behaviorista – que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta – porque, para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção.
PERCEPÇÃO
Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
Quando eu vejo uma parte de um objeto, ocorre uma tendência à restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo.
PERCEPÇÃO
Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõe uma figura (objeto).
A BOA-FORMA
Segundo a Gestalt, encontramos nesses fenômenos da percepção as condições para a