Custos
Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
Departamento de Engenharia Rural
Área de Construção Rural
Disciplina de Construções Rurais
CUSTO PARA IMPLANTAÇÃO DE AVIÁRIO COLONIAL PARA FRANGOS DE CORTE
Anita de Farias Nunes
Cláudia de Oliveira Corrêa
PELOTAS, 2014
Para a construção do galpão o terreno será previamente limpo, ficando livre de entulhos para receber as escavações necessárias para atender aos níveis de projeto.
Após será executada a demarcação da obra, através de quadro de guias de eucalipto pregadas em cutelo, com escoras, também, de eucalipto, com altura de 1,00m, perfeitamente niveladas. Este quadro deverá ser rígido e com ângulos exatamente retos.
Os pilares de madeira 15 cm x 15 cm ou 20 cm x 20 cm, base junta com mureta devem ficar enterrados, aproximadamente 1,00m e chumbados com concreto com traço 1:3.
A alvenaria será executada sobre solo escavado e regularizado com concreto magro, traço 1:3:6 e ferro 4-5mm com no mínimo 15cm de espessura e com seu plano superior perfeitamente nivelado.
Será constituída de pilares de eucalipto com diâmetro, aproximado de 0,15cm ou 0,20cm, locados com vão, aproximado entre 2m a 3m, ou conforme indicado na planta.
As alvenarias serão executadas com tijolos de seis furos, tipo gaúcho, assentes de cutelo, com revestimento. Os tijolos deverão ser previamente molhados.
O assentamento utilizará argamassa de cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8, observados o perfeito rejunte (1,5cm a 2,0cm), nivelando fiadas e prumo.
Sobre as alvenarias de 30cm de altura , o fechamento será executado com tela galvanizada, malha anti-pássaro (2cm x 2cm) fixadas em guias de madeira (tipo moldura) e na estrutura de cobertura.
Nos oitões, o fechamento será executado com guias de cantoneiras de eucaliptos fixadas a estruturas de guias de eucaliptos de 1 ” x 15 cm e arremates tipo malha junta de eucalipto 5cmx5/8”. Os elementos de madeira serão imunizados com óleo