neurociencia
Breve História da Neurociência Cognitiva
Do que trata o campo da neurociência cognitiva? De onde surgiu? Para onde está indo? Começamos este livro com uma breve história das pessoas e das idéias que levaram ao novo campo da neurociência cognitiva, aquele que tem suas raízes na neurologia, na neurociência e na ciência cognitiva. A neurociência cognitiva, atualmente, representa um híbrido de disciplinas, de maneira que um estudante da mente deve estar atento a ter conhecimento em várias áreas para entender completamente os tópicos nela estudados. E esta área muda rapidamente. Ao final deste capítulo, apresentamos a curta e muito recente história da neuroimagem. O imageamento do cérebro tornou-se um ponto central no estudo da mente nos últimos anos.
PENSANDO SOBRE AS GRANDES QUESTÕES
Você pensa sobre grandes questões, como o sentido da vida ou o significado do significado? Ou você é do tipo que não se preocupa com tais questões? Se você é do segundo tipo, não leia este livro (muito embora seria melhor que você o lesse). Este livro é para aqueles que se preocupam com o que representa a vida, a mente, o sexo, o amor, o pensamento, o sentimento, o movimento, a atenção, o lembrar, o comunicar e o ser. Melhor, este livro trata do estudo científico destas grandes questões.
Então, prepare-se para aprender sobre uma fantástica história que ainda está sendo escrita.
O campo científico da neurociência cognitiva recebeu este nome no final da década de 1970, no banco traseiro de um táxi da cidade de Nova York. Um de nós, Michael S. Gazzaniga, estava com o grande fisiologista cognitivo George A. Miller, a caminho de um jantar de confraternização no Hotel Algonquin. O jantar era oferecido por cientistas das Universidades Rockfeller e Cornell, que estavam se esforçando para estudar como o cérebro* dá origem à mente, um assunto que necessitava de um
* N. de T. Aqui, a palavra “cérebro” é utilizada de forma mais ampla, para expressar muitas vezes o encéfalo