Processos na extrusão de aluminio
No Processo de extrusão o alumínio chega em tarugo que nada mais é que o alumínio puro em forma cilíndrica , são varões de 6 metros esses variam de espessura de acordo com a capacidade de extrusão da prensa .
Os tarugos chegam na Prensa e passam pelo pelo tratamento de homogeneização, etapa fundamental para o aumento da eficiência no processo de extrusão e garantindo propriedades mecânicas do produto final, melhor acabamento superficial do perfil e aumento da vida útil da matriz.
Após a homogeneização é feito o descarte das pontas (pé e cabeça do tarugo) na serra de tarugos , que visa eliminar as impurezas que normalmente são encontradas nessas regiões , antes que seja processado o tarugo passa pelo forno de aquecimento (AJAX) onde o mesmo é aquecido numa temperatura que varia de 430Cº a 550Cº para que se tenha propriedade próprias para que possa ser prensado .
O tarugo é colocado em uma câmara e impelido através da matriz por ação de um êmbolo é aplicado uma pressão no pistão o qual exerce força sobre o tarugo fazendo-o mover-se para frente, assim o metal é extrudado pelo orifício da matriz chamado de ferramenta, sob efeito de altas pressões e temperatura adquirindo forma ao perfil.
A Ferramentas é o que da forma ao perfil modela o perfil para uma aplicabilidade especifica .
As ferramentas de extrusão devem ser aquecidas até uma temperatura próxima a de extrusão para evitar entupimentos ou quebra do próprio ferramental.
Cada ciclo de extrusão (prensada) resulta em uma barra de perfil,dependendo também de quantos furos tem a ferramenta cujo comprimento do perfil varia em função da capacidade da prensa, tamanho do billet(tarugo) , da forma do perfil e da extensão mesa de resfriamento.
Um “puller” agarra o perfil no início da extrusão direcionando-o e acompanhando-o durante a sua extrusão, evitando a ocorrência de possível queda do perfil fora do leito de resfriamento, alem de proporcionar melhor qualidade do