Trabalho sobre Processo de extrusão
O que é extrusão?
Extrusão é um processo de conformação mecânica que consiste na compressão de um cilindro sólido, por exemplo, de metal alumínio, chamado de Tarugo ou Billet, de encontro a um orifício existente em uma matriz (molde ou ferramenta), com o intuito de fazer o material fluir por esse orifício e formar um perfil extrusado
Descrição básica do processo
Todo o processo de extrusão ocorre com o metal no estado sólido, diferente do processo de Injeção onde o metal está no estado líquido. A extrusão pode ser a frio ou a quente, sendo que normalmente quando é a quente o processo ocorre com o metal aquecido a uma faixa de temperatura que está diretamente atrelada ao metal e a liga que será extrusada. Pode-se dizer que a temperatura de extrusão para o alumínio, por exemplo, é de 450 a 540°C, mas além do alumínio, é comercialmente comum extrusar os metais cobre, aços carbono e aços inoxidáveis.
Tipos de extrusão
Extrusão Direta, trata-se do processo onde a matriz (ferramenta) fica fixa. O tarugo é colocado em um container (camisa) móvel. Os dois (camisa e tarugo) são aproximados e posicionados contra a matriz e um êmbolo (pistão) comprime este tarugo contra a matriz formando o perfil.
Uma das vantagens da extrusão direta é a possibilidade de conformação de peças de grande dimensão e complexidade geométrica.
E a desvantagem é o aproveitamento de matéria – prima que é menos eficiente, devido á quantidade de material não aproveitada durante o processo, sendo originados desperdícios de material entre os 10 a 15%.
Processo de Extrusão
Página 1
Extrusão Indireta ou Inversa, o material é forçado a passar por uma matriz, mas neste caso essa matriz está montada no punção. O fluxo de material (e a saída da peça) faz-se na direção inversa da deslocação do punção.
Uma das vantagens da extrusão indireta sobre a direta é a inexistência de movimento relativo entre as paredes da câmara e do tarugo. Assim, existirão