Extrusão
Engenharia Mecânica e Automação
“Extrusão”
5º semestre
Jundiaí
2014
Indice
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre extrusão em materiais, quais os tipos, os processos utilizados. O processo de extrusão foi iniciado no final do século 19, ou seja, é um processo muito novo. A extrusão do metal iniciou as pesquisas definitivas referentes ao processo de fabricação e, durante a segunda guerra mundial, a extrusão foi determinante para a fabricação de equipamentos militares na indústria aeronáutica. A extrusão é um processo de conformação mecânica que consiste na compressão de um cilindro sólido, como por exemplo de metal alumínio, chamado de Tarugo ou Billet, de encontro a um orifício existente em uma matriz (molde ou ferramenta), com o intuito de fazer o material fluir por esse orifício e formar um perfil extrusão, sob o efeito de altas pressões e elevadas temperaturas de trabalho.
Processo de Extrusão
Extrudir é forçar a passagem de um material através de um orifício. Na indústria em geral, a extrusão de um material é usada para dar forma a ele e conferir determinadas características.
Nas indústrias metalúrgicas ou automobilísticas, a extrusão é um processo de conformação mecânica (ou conformação plástica) de materiais plásticos ou metálicos, assim como a trefilação, laminação ou estampagem (terminologias usadas para metais). Podem ser extrudidas peças longas com a seção transversal no formato que se desejar e, posteriormente, secioná-las de modo a produzir diversas peças com a mesma seção transversal de uma só vez.
Nesse processo a peça é conformada pela ação combinada de tensões (tração e compressão), mas o que faz com que a peça adquira o formato desejado é a resistência imposta pela matriz (molde ou orifício) à