TI VERDE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE: UMA ANÁLISE DO DESCARTE DE CARTUCHOS PELA UFS AMBIENTAL
TIIÇ
São Cristóvão (SE)
2013.1
DAYSE DA SILVA VASCONCELOS
EVA DE ALMEIDA DANTAS
KAROLINE ELLORA BARRETO DO NASCIMENTO
MANUEL VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE: UMA ANÁLISE DO DESCARTE DE CARTUCHOS PELA UFS AMBIENTAL
Trabalho apresentado à Disciplina Gestão da Tecnologia da Informação do Curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe - UFS, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Conceição Melo Silva Luft.
São Cristóvão (SE)
2013.1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Discussões sobre a questão ambiental tem-se tornado algo constante. Embora a sustentabilidade esteja longe de ser alcançada, ou seja, produzir sem degradar, podemos no mínimo desenvolver meios para o alcance desse objetivo. O fato é que temos o dever de preservar o meio ambiente para as gerações futuras e as empresas por sua vez, podem adotar práticas ecologicamente corretas, visando minimizar os impactos causados no dia-a-dia empresarial.
A tecnologia da informação verde surge como uma maneira consciente de adquirir, usar e descartar equipamentos eletrônicos de modo sustentável. Segundo Ferreira e Kirinus (2011) a TI Verde além de ser uma estratégia corporativa que visa a preservação ambiental, ela também promove vantagens para as organizações, como a redução de custos, uma vez que integram em seus projetos a redução de energia elétrica e índices de impressão. A reciclagem também é uma maneira de evitar o desperdício, sendo importante salientar que através de pequenas ações a empresa pode tornar-se menos prejudicial ao meio ambiente.
O descarte de cartuchos, por exemplo, pode parecer algo simples, mas eles também precisam ser descartados da maneira correta.