Meu Artigo
DIRETA DE COMPÓSITOS DE ALUMÍNIO E AÇO CARBONO
Lethícia Bernardes Silva (lethicia_bernardesld@hotmail.com)
Resumo: Um compósito pode ser considerado como qualquer material multifásico que exibe uma proporção significativa das propriedades de ambas as fases constituintes a fim de se obter um material com melhores propriedades. Neste trabalho, a partir do processo de fundição, obteve-se um compósito de matriz de alumínio com partículas de aço baixo carbono e estudou-se seu comportamento mediante o processo de extrusão. As variáveis do processo foram os ângulos de extrusão (30º e 45º) e os lubrificantes utilizados, milho e óleo sintético mza. Foi também realizada uma Simulação Numérica. Observou-se que o ângulo não afetou a extrusão, e que o lubrificante de milho apresentou pior resultado. Além disso, houve um distanciamento dos resultados da simulação numérica e os ensaios, uma das causas atribuídas foi a baixa qualidade do material produzido.
1. INTRODUÇÃO
A busca por materiais com melhores propriedades mecânicas adequadas a diferentes aplicações impulsiona o estudo sobre materiais compósitos. O advento dos compósitos como uma classe de materiais distinta deu-se na metade do século XX, com a fabricação de compósitos multifásicos deliberadamente projetados e engenheirados. (CALLISTER, 2013)
A importância dos compósitos metálicos tem crescido significativamente e estes podem ser encontrados em componentes automotivos e aeronáuticos. Alguns exemplos de aplicações podem ser encontrados na composição de motores automotivos, como a liga de alumínio reforçada com fibras de alumina e fibras de carbono; em ônibus espaciais, liga de alumínio reforçado com fibras de boro; nas superligas a base de Níquel, Cobalto e Molibdênio e no telescópio de Hubble, fibras de grafita em uma liga de alumínio.
A extrusão é um processo de fabricação que consiste em deformar plasticamente o bloco de metal de forma que a sua seção transversal seja