APRENDIZAGEM FILOSÓFICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR
Anderson Rangel Nunes Paulo¹
O presente trabalho aborda a importância da aprendizagem filosófica dentro do ambiente escolar, partindo do pressuposto de que a filosofia como ciência que busca proporcionar o exercício da reflexão e o desenvolvimento da capacidade de pensar. E no ambiente escolar o lugar onde esse conhecimento pode ser ensinado. Neste sentido, tem-se problematizado de que modo e como o conhecimento filosófico pode contribuir dentro do ambiente escolar na formação de cidadãos mais críticos e com capacidade de reflexão sobre os problemas que envolvem a sociedade de um modo geral, e como o professor pode contribuir para que essa formação ocorra efetivamente.
PALAVRAS-CHAVE: ensino; aprendizagem; filosofia.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a aprendizagem em Filosofia é pautada por proporcionar o exercício da reflexão e o desenvolvimento da capacidade de pensar. Porém, muitos alunos encontram dificuldades ao entrar em contato com o conhecimento filosófico, por não entender sua importância e sentem-se perdidos diante da imensidão de bibliografias e filósofos. Como disciplina a filosofia representa um elemento fundamental no desenvolvimento da capacidade de expressão de pensamentos, sentimentos, opiniões, valores e atitudes que busca estimular o aluno a participar de forma ativa na sociedade fazendo-o compreender sua importância para a mesma.
O ensino de filosofia não é somente conhecer os grandes filósofos e suas maneiras de pensar ao longo do tempo, mas sim um conhecimento capaz de desenvolver um estilo próprio de pensamento, assim como um exercício do pensamento que busca o entendimento das coisas, das pessoas e da sociedade.
A Filosofia tem papel fundamental no ambiente escolar, segundo CUNHA² (2008) “filosofar é a atividade de repensar o já pensado, para pensar o ainda não pensado. Isso só é possível quando não se tem medo de fazer as perguntas que a situação permite, explorando novos modos de