Anéis de crescimento
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS – CAV
ENGENHARIA FLORESTAL
ANÉIS DE CRESCIMENTO
LAGES, 2013
INTRODUÇÃO
Os anéis de crescimento distinguem-se em dois: Lenho Inicial e Lenho Tardio.
O lenho inicial também chamado de lenho primaveril corresponde ao crescimento da árvore no início do período vegetativo, normalmente na primavera, as células produzidas neste tempo apresentam paredes finas, e possuem coloração clara.
O lenho tardio também chamado de lenho outonal corresponde ao crescimento da árvore no fim do período vegetativo, normalmente outono, as células produzidas possuem paredes mais espessas e uma coloração mais escura.Esta diferença de cores determina os anéis de crescimento.
ANÉIS DE CRESCIMENTO: FORMAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
Em regiões de clima temperado os anéis de crescimento representam, geralmente, o incremento anual das árvores. A cada ano é acrescentado um novo anel ao tronco, razão pela qual são denominados anéis anuais. Sua contagem permite determinar a idade do indivíduo. Em um anel distinguem-se normalmente duas partes: i) lenho inicial ou primaveril e ii) lenho tardio, outonal ou estival.
O lenho inicial corresponde ao crescimento da árvore no início do período vegetativo, normalmente a primavera, quando as plantas despertam do período de dormência e reassumem suas atividades fisiológicas com todo o vigor. Com a aproximação do fim do período vegetativo, normalmente o outono, as células diminuem paulatinamente a sua atividade fisiológica. Em consequência, suas paredes celulares tornam-se gradualmente mais espessas e suas cavidades menores. Isso dá ao lenho tardio uma tonalidade mais escura que permite distingui-lo do inicial ou primaveril.É essa alternância de cores que evidencia os anéis de crescimento de muitas espécies, em especial das Gimnospermas, vulgarmente conhecidas como coníferas.Em madeiras de Angiospermas,