higiene
higiene e Socorros de Urgência em Atividades físicas
ACADÊMICO:__________________________________________________
HIGIENE E SOCORROS DE URGÊNCIA
Higiene e Socorros de Urgência em Atividades Físicas
1- Higiene
2- Feridas
3- Socorros de urgências
4- Parada cárdio Pulmonar
5- Hemorragias
6- Fraturas
7- Extricação
8- Obstrução de vias aéreas
9- Referências
Higiene
A higiene é uma ciência que visa à preservação da saúde e à prevenção de doenças. Algumas noções são necessárias para a compreensão e aplicação de normas para este fim. O organismo vivo está sujeito a interferência de outras formas de vida, que em muitos casos podem trazer grande risco à sua sobrevivência. Podemos citar a bactéria causadora da Meningite B, que em poucas horas, após contato com um portador (indivíduo que carrega o germe em seu corpo) pode provocar grave doença em seu hospedeiro. Diversas formas de vida podem desempenhar este papel, já que estão presentes na natureza, como os vírus, bactérias, fungos. A maioria das formas de vida com que o ser humano entra em contato ao longo de sua existência não é nociva, porém as nocivas exigem uma adaptação do homem à sua presença, no sentido de modificar o meio para evitar seus riscos - o desenvolvimento das doenças.
Algumas adaptações do organismo fazem sem que seja necessário realizarmos algum ato consciente, como a produção de anticorpos, que são defesas internas que circulam pelo organismo e que matam os agentes agressores que venham penetrar na circulação. Cabe saber como reforçar suas defesas contra os agentes agressores e impedir sua proliferação - aumento da quantidade de germes devido sua multiplicação.
No meio urbano, a maioria das contaminações pode ser originada pelos detritos da atividade humana (lixo, esgoto, dejetos em via pública). No meio rural, além destes,