A ética Escolar
O objetivo principal desse texto é recordar rapidamente alguns pontos da filosofia que influenciam a prática pedagógica e a organização escolar dos dias atuais.
Esses pontos são muitos e variáveis de acordo com os interesses, formação e tendências do próprio profissional de educação e até mesmo da aula a ser trabalhada.
Dessa forma, falar de filosofia da educação é assunto muito amplo por isso aqui a filosofia estará sendo limitada a algumas abordagens para exemplificar como a presença da filosofia se faz em diferentes situações e contextos escolares.
A ÉTICA ESCOLAR
A definição de ética não é assunto para se colocar aqui, mas a importância de se ter a ética como uma parceira de cada um dos profissionais da educação para que a compreensão dos costumes, hábitos e diferenças regionais como norteadores das ações pedagógicas a fim de integrarem a realidade local ao contexto escolar para que assim se possam trabalhar as relações interpessoais em todas as circunstâncias que envolvam relacionamento humano, ou seja, constantemente.
A escola é um espaço de relações sociais, portanto, a predominância por ações coletivas testam constantemente a capacidade administrativa da democracia e dos valores que tornam o ser humano digno da boa convivência social harmoniosa. Dessa forma, erguem-se as necessidades do diálogo franco para que os acordos de amenização dos conflitos sejam considerados pontos de interesse para o crescimento da estrutura moral dentro da escola e assim o coletivo é posto em evidência e as ações se tornam mais eficientes para o bem estar de todos os participantes da vida escolar.
Com essa proposta em mãos à escola cabe organizar-se de modo que a capacidade de reflexão humana dos integrantes seja considerada uma forte aliada para que se faça da escola um espaço onde reine a luta pela humanização de cada um dos que ali se encontram. Isso significa tratar da formação política, social, moral e das habilidades psicológicas de professores,