Aprendizagem Cooperativa
DISCIPLINA: Psicologia de grupos
ACADÊMICO: Elvis Alexsandro Barbieri
PROF.: Sirlei Feltes
A aprendizagem cooperativa
Contextualização:
Aprendizagem cooperativa faz referencia ao ato de cooperar. A importância da união de membros de um grupo é destacada por esse método, visto que a abordagem cooperativa eleva as principais funções de cada individuo dentro de um grupo, realçando sua participação para que todos tenham envolvimento por igual. Baseando-se na sociedade atual, a dificuldade de se implantar um sistema de cooperação em sala de aula é acentuado, visto que, a maioria dos estudantes não demonstra interesse numa participação grupal, pois a contemporaneidade acaba por incentivar o individualismo, reverberando nas estruturas da aprendizagem.
A aprendizagem cooperativa foi construída sobre importantes raízes teóricas, são elas:
- A teoria da interdependência social: Vê a cooperatividade como uma junção da interdependência dos indivíduos, podendo ser negativa (quando a competição entre membros do grupo domina), positiva (quando existe a cooperação) ou inexistente ( onde surgem esforços individualistas).
- A teoria cognitivo-evolutiva: Surge como essência da aprendizagem, colocando o desenvolvimento dos indivíduos de um grupo em funcionamento a medida que o trabalho ocorre e que os sujeitos percebam que entre si existe um objetivo em comum.
- A teoria da aprendizagem comportamental: afirma que o aluno trabalhará com mais vontade em atividades que ofereçam algum tipo de recompensa e com menos vigor em atividades que não ofereçam tal premio. Dessa forma a aprendizagem cooperativa é colocada como meio para incentivar membros que não estejam trabalhando para o desenvolvimento do grupo no geral.
Orientação para aplicação
Sempre com o apoio de um instrutor a turma é direcionada para as atividades elaboradas previamente, cabe ao instrutor tomar um número de decisões antes do processo de aprendizagem. Um instrutor tem que decidir