Aprender
1) O fluxo magnético através duma espira varia de acordo com a relação (=6 t2 + 7,2 t, sendo t em segundos e ( em miliwebers. Qual a f.e.m. induzida na espira no instante t=2s? Se a espira estiver ligada a uma resistência de 10 ohm, qual será a corrente a passar no circuito no instante t=4s?
2) Considere uma espira circular de raio de 15 cm. A espira roda com uma freq. angular de 2 rad./s e o seu eixo de rotação está perpendicular ao campo magnético externo de valor de 0,4 Wb/m2. Calcule a f.e.m. induzida. (Considere que para t=0, os vectores dS e B são paralelos)
3) Considere uma espira circular de raio de 50 cm. A espira encontra-se mergulhado num campo magnético externo (variável), B(t) = 0.2 + 0.02t (T), perpendicular ao plano definido pela espira. Calcule a f.e.m.i. na espira.
4) Considere uma espira circular de raio variável : r(t) = 10 + 5 sen(2t) cm. Esta espira está colocada no plano perpendicular a um campo magnético de 0,2 mTesla (o vector normal à sua superfície está paralelo ao campo magnético). Qual a f.e.m. induzida na espira?
5) Um solenóide comprido tem 250 espiras/cm e uma corrente de 1,5A. No seu centro encontra-se uma bobina pequena de raio 1 cm e de 200 espiras. A corrente no solenóide é reduzido para zero e depois aumento para 1,5A no sentido contrário numa taxa constante. O processo leva 100ms. Qual a f.e.m. induzida na bobina antes, durante, e depois da variação da corrente? ( π2 =10 )
6) Uma bobina de indutância 53 mH está ligado a uma resistência de 10 ohm e uma pilha de 12V. Qual a energia armazenada no campo magnético após a corrente atingir o seu valor de equilíbrio?
7) Um indutor de 12H transporta uma corrente de 2,0A. De que modo pode-se gerar uma f.e.m. de 60V?
8) Dois indutores estão ligados em série. Mostre que a indutância equivalente é dada por: Leq. = L1 + L2
9) Dois indutores estão ligados em paralelo. Mostre que a indutância equivalente é dada por: