Aprender a aprender
Aprender a aprender é uma habilidade, por isto devemos nos autoanalisar.
Cada um deve buscar desenvolver suas competências e habilidades, tais como: aprender a ouvir mais, saber dialogar, a observar tudo com mais cuidado, com mais atenção, ler com mais frequência, tornar da leitura um hábito, ampliando cada vez mais o seu repertório, vocabulário e conhecimento. Não se esquecendo do mais importante, que é aprender fazendo, atuando em seu próprio aprendizado e crescimento, se permitindo ser moldado e aperfeiçoado em benefício próprio, e também a todos aqueles que o cercam, seja na vida pessoal, social, acadêmica ou profissional.
Devemos buscar novos horizontes, conviver com pessoas diferentes, conhecer outras culturas, lugares, costumes, leis, etc., expandir nosso conhecimento e aprofundá-los.
Para que isto aconteça basta cada um se permitir conhecer, passar por mudanças, transformações e evoluções, aprendendo com o outro e transferindo esse conhecimento, ou seja, não o limitando, mas sim se mostrando sempre disposto a participar do novo, dando espaço a esta troca de vivências e experiências, pois tudo nesta vida é aprender.
Desta forma cada indivíduo pode desenvolver suas habilidades e competências, não limitando o aprendizado, pois o desenvolvimento desse ser será cada vez mais enriquecedor.
Isto fica explícito na letra da música Metamorfose Ambulante do cantor Raul Seixas. Raul foi músico, compositor e também um dos principais cantores brasileiros e representantes do rock no Brasil. Ele se envolveu com ocultismo e estudou filosofia e psicologia, o que o tornou um dos poucos compositores a tentar imprimir suas ideias em letras, aliadas ao som do rock juntamente aos ritmos nordestinos.
Metamorfose Ambulante expressa então suas verdades e opiniões com relação às transformações, e evoluções do ser humano, o quanto estamos sujeitos a mudarmos de opinião, e o quanto devemos estar prontos a aprender, evoluir, transformar e mudar as velhas