aprender e aprender
RUIZ, João Álvaro. Aprender e aprender na faculdade. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. P 49-50
CREDENCIAIS DO AUTOR
João Álvaro Ruiz. Formação Acadêmica: Licenciado em Filosofia e Teologia pela Universidade de Roma. Publicação do autor: Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos.
DIGESTO
1.1 Aprender a aprender na faculdade
Quem acaba de entra para uma faculdade precisa ser informado sobre a maneira de tira o máximo de aproveito do curso que vai fazer.
Se espera, principalmente que você aprenda,ensinar e aprender são processos integrados, se não houver aprendizagem. Aprendizagem exige bastante estudo, o estudo exige: tempo, concentração, esforço, perseverança e muitas vezes, deixa de fazer algo aparentemente mãos agradável.
O aluno tem que interagir com o conteúdo, aprende-lo, adaptar sua essência. Construir pela ação o conhecimento por meio de elaboração, pesquisa estudos individual, seminários e exercícios. Elabora e explica a síntese do conhecimento, sistematizar o conhecimento que vem adquirindo com tempo de aula.
Cada aluno aprende em um tempo diferente, mas com determinação todos podem aprender e se aperfeiçoar na matéria. Necessita reorganizar a vida abrindo espaço para o estudo, e planejando o seu tempo, pega alguns minutos por dia e estuda um pouco.
A educação como um caminho para a preparação e adaptação dos individuas em uma sociedade em constante transformações mas uma adaptação que seja proativa, não reativa e acomodada. Uma educação que se volte para a orientação do desenvolvimento de habilidades e técnicas de adaptação ,exalta e de tomada de decisões a partir de projetos possibilidades futuro, uma educação que se dedique á formação de individuais tecnicamente inteligentes que ensine aos jovens.
A educação pode ser promovida nos mais diferentes ambientes sociais, mas neste trabalho, refletirem sobre a educação escolar como ensinar e aprender não trata de cada