vocabulário de sociologia
ALIENAÇÃO: Ação ou efeito de alienar: alienação de uma propriedade.
Jurídico. Ato de transferir para alguém uma propriedade ou um direito: alienação de um apartamento. Resultado de algum tipo de abandono ou efeito da ausência de um direito comum: alienação da segurança.
Filosofia. Hegelianismo. Quando a consciência se torna desconhecida a si própria ou a sua própria essência.
ANOMIA: Estado de uma sociedade caracterizada pela desintegração das normas que regem a conduta dos homens e asseguram a ordem social; anarquia. Ilegalidade.
ANTINOMIA: entre duas leis, dois princípios. Oposição, contradição.
CAPITALISMO: Estatuto jurídico e regime econômico de uma sociedade humana caracterizada pelo grande desenvolvimento dos meios de produção e sua operação por trabalhadores que não são proprietários dos mesmos: capitalismo de Estado, capitalismo privado.Sistema de produção cujos fundamentos são a empresa privada e a liberdade do mercado. Na terminologia marxista, regime econômico, político e social que procura sistematicamente a mais-valia graças à exploração dos trabalhadores pelos proprietários dos meios de produção e de troca. O capitalismo liberal é o regime que realizou todo o desenvolvimento econômico até o começo do séc. XX. E continua, evoluído, a ser a base da atividade econômica dos países ocidentais.
CLASSE SOCIAL: Classes que definem os níveis de hierarquia financeira nas quais as pessoas de determinada população se engendram.
COMUNISMO: (comum+ismo) Doutrina ou sistema social que preconiza a comunidade de bens e a supressão da propriedade privada dos meios de produção (terras, minas, fábricas etc.).
CONTROLE SOCIAL: O controle social é a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração pública no acompanhamento das políticas, um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania.
CONSCIÊNCIA COLETIVA: conjunto cultural de ideias morais e