Vocabulario sociologia
Alienação: Significa estar alheio à realidade que o cerca e, portanto, ter uma visão distorcida da mesma.
Anomia: A palavra é de origem grega, a + nomos, donde a significa ausência, falta, privação, inexistência; e nomos quer dizer lei, norma; anomia significa, portanto falta de lei ou ausência de normas de conduta.
Antinomia: Situação em que as normas de um grupo ou sociedade são contraditórias ou opostas entre si.
Capitalismo: Sistema em que os meios de produção são de propriedade privada de uma pessoa (ou grupo de pessoas) que investe o capital; o proprietário dos meios de produção (capitalista) contrata o trabalho de terceiros que, portanto, vendem a sua força de trabalho para a produção de bens. Estes depois de vendidos, permitem ao capitalista, não apenas a recuperação do capital investido, mas também a obtenção de um excedente - o lucro. Tanto a compra dos meios e factores de produção quanto a venda dos produtos, resultantes da actividade empresarial, realizam-se no mercado de oferta e procura de bens e serviços, existente na sociedade capitalista.
Classe Social: É um agrupamento legalmente aberto, mas na realidade semifechado.
Comunismo: O comunismo é mais uma doutrina econômica do que política. Consiste numa filosofia social ou sistema de organização social baseada no principio da propriedade pública, colectiva, dos meios materiais de produção e de serviço econômico; encontra-se unido a doutrinas que se preocupam em formular os procedimentos mediante os quais pode ser estabelecido e conservado. Sob este aspecto, difere do socialismo, por preconizar a impossibilidade da reforma e de a sua instauração em medidas fragmentárias e de carácter lento.
Controle Social: Conjunto das sanções positivas e negativas a que uma sociedade recorre para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos (Rocher). O controle social pode ser informal (natural, espontâneo, baseado nas relações pessoais e íntimas