Vocabulário de sociologia
SOCIOLOGIA
Alienação: Ato ou efeito de alienar (-se). 2. Cessão de bens. 3. Enlevo, arrebatamento. 4. Falta de consciência dos problemas políticos e sociais. 5. Psiq. Afastamento dos problemas da sociedade; sensação de marginalidade. [P1.: - coes. ] • Alienação fiduciária: Transparência pelo devedor ao credor do domínio de um bem, em garantia de pagamento.
Anomia: sf. Social. Ausência generalizada de respeito e normas sociais, devido a contradições ou divergências entre estas. § a. nô. mi. co. adj.
Antinomia: sf. 1. Exclusão recíproca. 2. Filas. Conflito entre duas asserções demonstradas ou refutadas, aparentemente com igual rigor [Cf. nesta acepç; paradoxo (4)].
Capitalismo: SM. Econ. Sistema econômico e social baseado na propriedade dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços.
Classe Social: É um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da “casta social” na medida em que ai membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status.
Comunismo: sm. 1. Sistema econômico e social baseado na propriedade coletiva. 2. Sistema social, político e econômico desenvolvido teoricamente por Karl Marx (q.v) e proposto pelos partidos comunistas como etapa posterior ao socialismo.§ co. mu. nis . ta adj. 2g e s2g.
Controle Social: É a integração da sociedade com a administração pública, com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência. O Controle Social é um instrumento democrático no qual há participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas públicas.
Consciência Coletiva: Segundo Émile