Teoria de sistemas
A teoria dos Sistemas foi criada por Ludwig Von Bertalanffy, um biólogo alemão, que trouxe esse conhecimento para ajudar a organizar e entender um sistema.
Um sistema pode ser simples ou complexo e tem figura organizacional.
Ludwig Von Bertalanffy usa seu conhecimento em biologia, comparando sistemas vivos com os de uma organização.
Os sistemas sempre estão ligados em sistemas, pode-se dizer que existem sistemas dentro de sistemas. Com o avanço da tecnologia, os sistemas vêm sendo mais conhecidos pela sociedade e ajudam a encontrar novos rumos para realizar as tarefas, mostrando novos caminhos para novas profissões dentro desse enfoque sistêmico, com o objetivo de realizar com qualidade e reduzindo os custos (maximizando lucros e reduzindo custos).
Ao propor essa teoria, Karl Ludwig Von Bertalanffy, produziu uma teoria nos quais diferentes
Conhecimentos poderiam ser integrados, no entanto, vemos que a Teoria dos Sistemas é usada em várias áreas de especialidades (administração, ciências da computação, estudos sociais, inclusive na área de sistemas de informação). A disciplina Sistemas de informação tem uma influência muito grande pela Teoria dos Sistemas, porque ajuda a compreender os processos organizacionais dentro dos sistemas.
Sabemos que assim como nós, as organizações são compostas por sistemas. Nós seres humanos temos sistema nervoso, sistema digestivo, sistema circulatório... Importantes para pleno funcionamento do nosso corpo; assim são os sistemas dentro de organizações.
Através de um melhor conhecimento das características básicas de um sistema poderemos utilizar melhor essa ferramenta indispensável para nossa aprendizagem.
2. História da Teoria dos Sistemas
Várias figuras importantes fizeram parte dessa história, como Nicolau de Cusa, Leibniz, Marx, Hegel e Kohler.
Kohler tinha um pensamento parecido, porém se limitava a física e não tratava o problema em geral. A obra