Aprender mais
MARLY AMARAL RIBEIRO
VANESSA CANDIDA DE AGUIAR
SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO E A MOEDA
MANAUS
2013
MARLY AMARAL RIBEIRO
VANESSA CANDIDA DE AGUIAR
SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO E A MOEDA
MANAUS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO 5
2.1 ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 5
2.2 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO 11
3. MOEDA 12
3.1 TIPOS DE MOEDAS 13
3.2 A OFERTA E DEMANDA DA MOEDA 13
4. CONCLUSÃO 15
5. REFERENCIA 16
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Sistema financeiro Brasileiro, respectivamente a sua estrutura e características. Este trabalho também apresenta a Moeda, aprofundando a sua formação e utilizações.
O objetivo deste trabalho é auxiliar no aprofundamento e entendimento teórico a respeito dos assuntos citados acima. A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas e eletrônicas, para embasamento da elaboração deste.
2. SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO
Pode-se falar de um sistema financeiro moderno no Brasil, a partir da reforma financeira de 1964-1966. O sistema anterior era extremamente limitado pelas diversas restrições existentes, entre as quais se destaca a Lei da Usura de 1933, que fixava a taxa de juros nominal em 12% ao ano que, combinada com uma inflação elevada, desestimulava a poupança e a intermediação financeira.
As reformas introduzidas na economia no período 1964-1966 podem ser consideradas o ponto de inflexão para o sistema financeiro no Brasil foi à eliminação da Lei da Usura e a introdução do mecanismo da correção monetária, que permitiu a prática de taxas de juros reais positivas, como forma de estimular o direcionamento dos recursos para as aplicações financeiras.
Percebe-se que, ao longo dos anos 80, o sistema financeiro apresentou uma participação superior aos 10% do PIB, que é