Aprender ensinando
O texto vem nos trazer reflexões sobre a relação que Marcel tenha com as pessoas a sua volta, sempre trocando diálogos e se comunicando sem extinção se era pobre ou rico, tentando sempre está disponível para ouvir o outro. Marcel perdeu sua mãe e com ausência dos irmãos com quem pudesse dialogar encaminhou-se para uma das grandes descobertas da sua vida a vocação teatral, foi nesta época em que escreveu sua primeira peça. Pois o teatro seria uma das formas que ele achou de se expressar. Nesta perspectiva foram cinco dimensões da obra marceliana que comprovam a incontornável tendência para grandes questões da comunicação: A biografia, a experiência filosófica, a crítica literária, a criação dramática e o universo musical
A biografia que fala sobre sua trajetória e a importância do diálogo, estando disponível a ouvir o outro, sempre que possível, sem olhar a quem.
Experiência filosófica segundo Marcel, é o lugar essencial de uma plurivocidade. Pois o pensamento filosófico precisa sempre está aberto ao diálogo com o outro.
A crítica Literária segundo Marcel encarna efetivamente a dimensão dialógica, no sentido em que, como crítico literário, aquele lia, questionava o outro no resultado da sua criação, levando a cabo um trabalho de prospecção com o intuito de pôr em evidencia a compreensão do sentido nas múltiplas camadas que o tempo e as leituras conservavam, esconderam, rasgaram e redescobriram.
A criação dramática é outro domínio artístico pois é através das obra, sonata, ou poemas que o dramaturgo empresta vida ao personagem.
Universo musical constitui também lugar excelência da comunicação. Em quanto a linguagem universal liga-nos, a vínculos como seres humanos.