Ensinando pessoas inteligentes a aprender
Questões sobre o texto:
Ensinando pessoas inteligentes a aprender
Professor Antonio Carlos de Andrade Junior
(Estudo de Caso)
Alunos: Jacqueline Veloso – PMI50 Fernando Hafner – PMI50 Geraldo Moreno F. Junior. – PMI50
1. Quais as três definições de aprendizagem apresentadas no texto? Destaque.
Inicialmente é indicado o aprendizado de “ciclo único" (single loop learning) sendo aquele que trabalha com o conhecimento pré-estabelecido e sem grandes alterações (ou questionamentos), daí tem-se o "aprendizado de ciclo duplo" (double loop learning), onde há os questionamentos e tentativa de mudanças e, para encerrar o aprendizado organizacional, que ensina as pessoas a raciocinar sobre seu comportamento de um modo novo e mais eficaz.
2. O que são e explique:
a) Teoria do uso:
Teoria do uso se baseia no que as pessoas têm uma crença, porém agem de forma diferente do que acreditam, pensam de uma forma e agem de outra.
b) Teoria da ação:
Teoria da ação, um conjunto de regras utilizadas pelos indivíduos para planejar e implementar seu próprio comportamento, assim como para compreender o comportamento alheio. São automáticas, ou seja, utilizamos sem pensar, no nosso dia a dia.
Qual a relação do fracasso apontada no texto com a aprendizagem?
A falta de aprendizagem normalmente é vista como causa para o fracasso, porém muitas vezes os que fracassam não querem ou acreditam não necessitarem de novos aprendizados uma vez que tem um histórico muitas vezes de sucesso e de não saberem muito bem como lidar com situações de fracasso.
Que relação existe com o CICLO FATAL? Comente.
Normalmente os profissionais com histórico acadêmico brilhante não conhecem e tem medo do fracasso. Por isso são tão contrários a avaliações de desempenho e comparativos com os demais que possam os expor, agindo assim de maneira defensiva.
3. O que se entende por raciocínio produtivo?
O raciocínio produtivo é aquele que deve ser