Aprender antropologia
Einstein nasceu na região alemã de Württemberg, na cidade de Ulm, numa família judaica. Em 1852, o avô materno de Einstein, Julius Koch, estabelece-se como comerciante em Bad Cannstatt, nos arredores de Estugarda. Os pais de Einstein, Hermann Einstein e Pauline Koch, casaram-se em 1876. Hermann, um comerciante da cidade decidiu então se mudar para Ulm com sua esposa. Em 1880, se mudaram para Munique, onde Hermann e seu irmão Jakob, um engenheiro dinâmico e empreendedor decidem abrir uma empresa de material elétrico.
Na década de 1880, a cidade de Munique, em processo de industrialização (relativamente tardio) desenvolveu-se muito, crescendo a população a um ritmo de dezessete mil novos habitantes por ano. O material eléctrico, uma tecnologia relativamente recente, tem alta conjuntura nestes anos. A empresa do pai de Einstein chegou a ter entre 150 e 200 trabalhadores nos seus melhores dias. Dois dos contratos que a empresa obteve foram à eletrificação da cidade de Schwabing.
Em 18 de Novembro de 1881, nasce Maria Einstein (Maja). Einstein teria sempre uma relação muito íntima com a irmã. Na casa dos Einstein imperava o espírito não dogmático. Com três anos, Einstein tinha ainda dificuldades de falar, o que preocupou os pais, porem revelou-se um aluno brilhante. A juventude de Einstein era solitária, onde recebia diversos apelidos de seus amigos. Aos cinco anos, Einstein recebe instrução de uma professora em casa, onde fica aborrecido e arremessa uma cadeira sobre ela. Aos seis anos, tem aulas de violino, que a princípio não lhe agradava, decidindo assim abandoná-las.
Em 1885, Einstein começa a frequentar a escola primária, escola católica em Munique e como os pais não eram judeus praticantes não se importava do filho frequentar a catequese, o que lhe agradava muito. Curiosamente, desenvolve sozinho uma fervente fé judaica e passa a cumprir os rituais judeus incluindo o Shabat e a comida kosher. Einstein era seguro e persistente, no