Aprendendo a ensinar
Os conhecimentos estudados neste período letivo nos dão um entendimento do corpo estrutural-funcional de uma instituição escolar e podem ser relacionados e criticados a partir da observação e vivência de experiências significativas, portanto, este momento, é o primeiro passo para constituição do saber da experiência. A partir deste primeiro contato teórico, que alude a pratica, o graduando em licenciatura terá subsidio para vivenciar o maior número de experiências possíveis, entre aquelas que se desenvolvem dentro e fora do espaço escolar.
Ao longo do semestre, os seminários, a discussão das experiências e os materiais de suporte disponibilizados pela Professora permitiram ha turma, a teorização da prática e o desenvolvimento de uma competência profissional, ou seja, as aulas se tornaram espaço da práxis, onde teoria e prática dialogam e se transformam.
As experiências ali vivenciadas; mediadas pela reflexão sobre o fazer, possibilitaram rupturas e leituras renovadas das práticas cotidianas, levando o aluno (futuro professor) a compreender o funcionamento interno e externo de uma instituição de ensino tradicional, no que tange: o plano pedagógico e sua respectiva aplicação, o conhecimento a cerca dos agentes sujeitos que estão envolvidos nas etapas de construção do ambiente escolar e sua gestão como um todo.
O estudo nos proporcionou perceber as tarefas realizadas pelo professor na sua atuação depois de formado, e em quanto isso contribui para uma sociedade melhor, que requer do profissional um trabalho de construção de conceitos a partir da visão do aluno, proporcionado autonomia intelectual e senso critico.
Sendo assim percebemos que o trabalho do professor vai além do processo de transmitir informações para outro individuo, consistindo em um trabalho que requer do docente o desafio de construir no aluno seu próprio conceito sobre o que se é transmitido e o que se deve aplicar sem ultrapassar as regras pré-estabelecidas do conteúdo